O Museu de Lagos assinala o Dia Internacional para a Abolição da Escravatura, data que procura alertar para a existência de situações de escravidão que, segundo a Organização Internacional do Trabalho, atingem mais de 40 milhões de pessoas em todo o mundo, com uma nova edição do ciclo “À Conversa no Museu” dedicada ao tema do Tráfico de Seres Humanos no Algarve. Serão nossas convidadas Sara Marques e Filipa Nobre, que, entre outros tópicos, nos darão a conhecer a dimensão deste crime na nossa região, ou os desafios da atualidade, em termos de prevenção, controlo e resposta às vítimas.
NOTA BIOGRÁFICA
Sara Marques
Membro integrante da Equipa Multidisciplinar Especializada na Assistência de Vítimas de Tráfico de Seres Humanos, atua a nível regional em toda a superfície do Algarve.
Formadora e especialista na área, tem estado à frente de diversos eventos de prevenção de tráfico de pessoas em conceituados jornais nacionais e rádios. Órgão dirigente de eventos beneficentes a rever a favor desta causa.
Membro executivo, na posição de coordenadora, de Intercâmbio entre 7 países, sobre a temática “arte para desbloqueio de traumas profundos”.
Desenvolveu funções em Equipa Multidisciplinar no âmbito do Programa Escolhas atuando na problemáticas de violência, pobreza e exclusão social.
Realizou trabalho estratégico com refugiados de guerra durante um ano na Suécia e concluiu a sua atuação em Barcelona, finalizando a sua intervenção com crianças e jovens migrantes oriundos da América latina, África e Ásia.
Formada em Educação Social pela Universidade do Algarve em 2009.
Filipa Nobre
Psicóloga Clínica com especialização em Coaching Psicológico.
Antes de trabalhar nesta área, trabalhou como Técnica de Intervenção Local num Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF) do Programa para a Inclusão e Cidadania (PIEC) e passou pela Direção Técnica de uma empresa de Apoio Domiciliário.
Iniciou o percurso na APAV como Técnica de Apoio à Vítima no Gabinete de Tavira e, posteriormente, em 2019, integrou na equipa do Centro de Acolhimento e Proteção (CAP SUL) como Diretora Técnica.