A oradora convidada desta sessão, encontra-se ligada ao Rancho Folclórico e Etnográfico de Odiáxere desde os seus 12 anos, contribuindo para o mesmo desde a sua fundação a 17/03/1984. Foi dançarina durante largos anos, atualmente, contudo, canta e faz a apresentação do grupo nas várias exibições. Em 2022, foi-lhe atribuído o cargo de diretora técnica, cargo esse que ocupa até aos dias de hoje.
Ligada à preservação e valorização das tradições populares do concelho de Lagos, nomeadamente da Vila de Odiáxere, o seu papel tem sido fundamental na recolha e na transmissão da oralidade popular, registando memórias, histórias e cantigas que fazem parte do património imaterial desta comunidade. O trabalho desenvolvido pelos elementos do rancho, tem permitido que não se percam as “vozes”, os “saberes” e as “expressões” que tão bem nos caracterizam.
A conversa passará, também, pelo trabalho de investigação e conservação das vestes tradicionais, uma vez que, no rancho, cada traje usado é reproduzido e fiel às origens, às épocas e aos contextos sociais que representa, respeitando (como rancho etnográfico) a obrigatoriedade de preservar a autenticidade e as tradições, com rigor.
Preservar a cultura popular e a memória coletiva, como parte da identidade de uma região e de um povo.