No dia 2 de fevereiro comemora-se o Dia Mundial das Zonas Húmidas, sob o tema “Zonas Húmidas e o conhecimento tradicional: celebrando o património cultural”. O Museu de Lagos promove uma conversa entre Ana Ramos Pereira, Rui Santos e Gertrudes Marçal partindo da exibição de um documentário que pretende sensibilizar para a proteção das zonas húmidas e sublinhar a importância que têm para a existência de vida no planeta.
Ana Ramos Pereira é geógrafa e professora catedrática jubilada do IGOT- Universidade de Lisboa. É investigadora do Centro de Estudos Geográficos, onde integra o ZEPHYRUS, o grupo de Investigação em Alterações Climáticas e Sistemas Ambientais.
Rui Santos é biólogo, doutorado em Biologia (Universidade de Dalhousie, Canadá). É professor na Universidade do Algarve, investigador do Centro de Ciências do Mar (CCMAR-Algarve) e coordenador do grupo de investigação Ecologia de Algas e Plantas Marinhas (CCMAR), liderando a linha temática das Alterações Ambientais Globais.
Gertrudes Marçal é produtora de programas e documentários. É autora e produtora da série documental, O Planeta Vivo, transmitida na RTP2, que foi nomeada pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) ao Prémio Autores 2025, na categoria de Melhor Programa de Informação de Televisão.