Convidados: Ana Ramos Pereira e José Paulo Costa
NOTA BIOGRÁFICA
Ana Ramos Pereira
Professora Catedrática (aposentada) da Universidade de Lisboa e Investigadora do Centro de Estudos Geográficos da mesma Universidade.
As suas investigações sobre territórios litorais, nomeadamente no Sudoeste de Portugal continental levou-a selecionar o estuário da Ribeira de Bensafrim, na cidade de Lagos, como um caso de estudo. Aí realizou diversas sondagens com trados manuais e com maquinaria pesada. Para além do estudo da evolução da paleopaisagem do estuário, um dos objetivos foi o de encontrar testemunhos do tsunamis de 1755, como sucedeu e está testemunhado no taroulo da sondagem exibido no Museu de Lagos.
O perigo na cidade de Lagos a terramotos e tsunamis é uma realidade que não pode ser esquecida no quadro do ordenamento do território, de forma a não aumentar a sua vulnerabilidade.
José Paulo Costa
Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico. Director e Administrador da empresa Stap, S.A., da qual é sócio desde 1996.
Possui vasta experiência e conhecimento nas áreas do diagnóstico e da reabilitação estrutural e construtiva de construções recentes e antigas. Domina diferentes tecnologias especializadas, correntes e inovadoras, de intervenção em obra na área da reparação, protecção e reforço de estruturas, incluindo do Património. Colabora e promove projectos de IDI em parcerias com universidades e centros de investigação.
Participa, regularmente, como docente convidado, em seminários e cursos de pós‐graduação.
É autor e co-autor de diversos artigos, comunicações e outras publicações nos seus domínios de especialização.