No dia 13 de junho, o motivo da nossa conversa será a biografia de Santo António, obra escrita pelo médico Brás Luís Abreu, intitulada Sol nascido no Occidente, e posto ao nascer do sol, S.to Antonio portuguez…, que os visitantes podem contemplar na entrada do nosso Museu.
Será nossa convidada a especialista Adriana Freire Nogueira, que nos revelará como Santo António é comparado a diferentes personagens da antiguidade clássica (deuses, heróis, personagens mitológicas e históricas) e do cristianismo, realçando o lugar que a mitologia clássica ocupa nesta obra e de que modo contribui para o louvor do santo.
NOTA BIOGRÁFICA
Adriana Freire Nogueira
É doutorada em Literatura e Cultura Clássicas, pela Universidade do Algarve, e licenciada em Línguas e Literaturas Clássicas, pela Universidade de Lisboa (1990).
É Professora Associada na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Universidade do Algarve, investigadora integrada no Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH) da Universidade de Coimbra, e colaboradora no Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve.
Interessa-se por literatura e linguística, em geral, e, em particular, por tradução de textos antigos e pelo estudo da receção da antiguidade na contemporaneidade (nas artes plásticas e performativas e na literatura).
Escreveu dezenas de artigos em revistas da sua área de especialidade e fez mais de duas centenas de palestras, no país e no estrangeiro. Organizou e programou dezenas de eventos e escreveu, durante vários anos, recensões literárias em jornais.
Entre as suas publicações académicas, destacam-se as traduções de dois diálogos de Platão: Eutidemo (Imprensa Nacional-Casa da Moeda), e Teeteto (Fundação Calouste Gulbenkian). Como autora não académica, publicou dois livros de ficção infantojuvenil de temática clássica (sobre Hércules) e dois contos em antologias (um, sobre Sísifo, outro, sobre São Vicente de Paulo).