O Restauro da Pintura de Nossa Senhora dos Anjos, por Paula Campos
NOTA BIOGRÁFICA
Paula Campos
Paula Campos, licenciada em Belas Artes, com especialidade em Conservação e Restauro de Bens Culturais (2008) e mestre em Arqueologia (2011), ambas pela Universidade de Sevilha, Espanha, desenvolve atividade profissional como conservadora-restauradora independente desde 2008, trabalhando em Portugal desde 2013. Atualmente, é conservadora-restauradora no Município de Lagos.
Durante estes anos, com o objetivo da aprendizagem contínua, atualização de conhecimentos e procura de novas soluções, tem assistido a formações e jornadas especializadas de conservação e restauro sobre diferentes materiais, produtos e técnicas, que lhe têm permitido trabalhar com uma ampla gama de materiais em funções de direção, coordenação e técnica especializada, em projetos em diferentes países e localidades.
Destacam-se:
Entre 2008 e 2009, o restauro do retábulo-mor e das pinturas murais da autoria de José Corbalán, s. XVIII, da capela-mor da igreja de San Juan Bautista de San Juan del Puerto, Huelva (Espanha);
Em 2010, a colaboração no restauro do Trono em talha dourada da Catedral de Rethymno, Creta, e das pinturas sobre tábua do Mosteiro de Rustika (Profitis Ilías), na Oficina de Restauro do Conselho de Antiguidades Bizantinas do Ministério da Cultura da República da Grécia ao abrigo de bolsa LEONARDO DA VINCI;
Em 2012, os trabalhos de douramento e restauro das pinturas murais do Palácio histórico Casa Demostene M. Cuculi, em Bucareste (Roménia);
Em 2013, o restauro da talha e pinturas sobre tela da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Almodôvar;
Em 2015, a colaboração nos trabalhos de conservação e restauro das pinturas murais do Forte da Graça em Elvas e das pinturas murais da abóbada da Igreja de Santo António de Lagos;
Em 2017, os trabalhos de douramento de peças para cruzeiro na Helsínquia, Finlândia;
Em 2018 e 2021, a colaboração nos trabalhos de conservação e restauro das estruturas arqueológicas e mosaicos da Villa Romana de Milreu em Estoi, Faro (fases A e B);
Entre 2018 e 2021, a colaboração em vários trabalhos de conservação e restauro no atual Museu de Lagos – Dr. José Formosinho, nomeadamente na Sacristia da igreja de Santo António, na coleção de História Natural, nas esculturas em marfim e alabastro, na azulejaria e na coleção lapidar entre outros;
Em 2019, a intervenção de conservação e restauro no Laboratório José de Figueiredo da escultura do Menino Jesus entronizado da coleção do Museu de Lagos;
Entre 2021 e 2022, colaboração nos projetos de conservação e restauro das pinturais murais e da talha da capela-mor da Sé do Porto e nas pinturas murais do Cinema Batalha no Porto;
Em 2022, os trabalhos de conservação e restauro da escultura em pedra de São Vicente, s.XV, do Museu de Arte Antiga de Lisboa.