Museu de Lagos
O concelho de Lagos é de uma riqueza histórica, cultural e patrimonial únicas no Algarve e em Portugal, apresentando elementos diferenciadores que tornam este o local ideal para uma interação da comunidade com a sua História e Cultura.
O novo Museu de Lagos surge da intenção da autarquia em centralizar a oferta museológica no concelho, agregando os seus vários núcleos e espaços museológicos numa única configuração polinucleada, integrando o Núcleo Dr. José Formosinho (que inclui a Igreja de Santo António), o Centro de Documentação, a Rota da Escravatura – Mercado de Escravos, o Forte Ponta da Bandeira e o Armazém do Espingardeiro (Núcleo Lagos – A Urbe e o seu Tempo). Fazem ainda parte desta nova entidade a Estação Arqueológica do Monte Molião, a Estação Arqueológica do Balneário Romano da Praia da Luz e as ruínas do Vale da Gafaria/Hospital de Leprosos.
O renovado Museu de Lagos vem, assim, cuidar da herança cultural em conjunto com a comunidade, além de assumir o seu papel facilitador na aquisição, conservação, estudo, exposição e divulgação de coleções, reforçando ainda a promoção de conhecimento e testemunhos que diferenciam Lagos em relação a outras regiões, mas que ao mesmo tempo inserem o concelho numa trajetória temporal em comum com outras localizações. Acima de tudo, esta nova estrutura museológica, através dos vários núcleos e espaços, vem colocar o seu acervo e a memória coletiva à disposição de residentes, turistas e visitantes, autêntica representação do desenvolvimento deste concelho tão especial.
Este sítio digital, acessível e inclusivo, apresenta um primeiro contacto com os vários núcleos e espaços museológicos de Lagos, um primeiro passo para que possa visitar e conhecer a nossa História e Cultura.
Bem-vindos ao Museu de Lagos!
Última atualização a 24 de agosto de 2023
O museu